top of page
  • Foto do escritorAdriel Alves

Resenha: O Andar do Bêbado de Leonard Mlodinow


Resenha do livro O Andar do Bêbado de Leonard Mlodinow por Adriel Alves

Nem o genial físico Leonard Mlodinow, autor deste livro, pôde dar certeza sobre o tema central da obra, a aleatoriedade. É um assunto fascinante justamente por isso, mesmo sendo tão presente em nossas vidas, o aleatório ainda é um tremendo mistério. Os padrões que vemos nele talvez não passem de meras ilusões.


É este o cerne desta obra, ilustrar a presença do aleatório em nossas vidas sem ousar explicá-lo, mas exemplificá-lo, para que tiremos nossas próprias conclusões.


O autor demonstra a presença do aleatório no cotidiano, seja no âmbito dos negócios, dos esportes, dos jogos de azar... Faz isso de forma cronológica, buscando mostrar a evolução do estudo sobre o acaso no âmbito da matemática, da física, da filosofia e até da psicologia.


O livro tem seus altos e baixos, às vezes o autor se perde um pouco de seu propósito ao elencar muitos números e operações matemáticas ligadas às probabilidades, o que pode ser um pouco enfadonho para aqueles não habituados às operações matemáticas. No entanto, também nos mantém presos em suas páginas, seja através das curiosidades ou através do bom humor do Leonard ou seja por meio de sua boa escrita.


Recomendo demais o livro, não só porque faz meu estilo, mas também porque é um assunto que interessa a todos e, no geral, é uma obra muito acessível. Você não vai se arrepender de ler, disso tenho certeza.


Nota: 4.0 / 5.0

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page